sexta-feira, 14 de maio de 2010

Passo a passo para um armário arrumado!





Por mais sistemático que eu seja, existem algumas coisas com as quais não consigo ser nada sistemático. Manter meu quarto arrumado é uma delas. Basta uma semana para meu quarto virar um amontoado de roupas, pratos de comida, livros, cabos, CDs, etc., chegando a um ponto em que não dá nem para andar direito. Ontem, domingo, eu resolvi arrumar de vez meu quarto. Foram pouco mais de três horas de arrumação e limpeza, resultando num quarto limpo e organizado. Se você compartilha do mesmo problema, ou seja, seu quarto é uma completa bagunça, mas você quer dar um jeito nisso, aqui vai um guia completo de como arrumar seu quarto definitivamente. Siga os passos um a um, e no final você terá um quarto super arrumado!

Limpar o seu quarto, ainda mais quando ele está MUITO bagunçado, é uma enorme empreitada. Por isso, é preciso preparar-se para essa tarefa. Livre-se de toda e qualquer tipo de incomodação: desligue a TV, o computador, avise sua família que você vai estar ocupado por algumas horas, etc. A partir do momento em que você começar a limpeza/organização, não poderá haver nenhuma interrupção! A única exceção é, claro, música. Se for usar o computador, feche todos os programas e deixe somente o tocador de música ligado. Organize umaplaylist somente para a limpeza. Devem ser músicas animadas, nada de música calma e chata. Tem que ser algo que motive, que dê vontade de dançar e cantar! Se puder colocar a música bem alto, coloque. Caso tenha problemas com a família, sua irmã chata do lado ou a vizinha de 90 anos, use fones de ouvido e um mp3 player.

Abra todas as cortinas e janelas. Deixe o ar e a luz entrar. Inclusive, é bom limpar o quarto num dia de sol e ar fresco. Se você tem um ventilador de teto, ligue-o. Caso esteja limpando a noite, acenda as luzes. O importante é ficar tudo muito claro e arejado! Dependendo do nível da bagunça, você vai até suar um pouco arrumando tudo isso.

Agora começa a arrumação! A primeira coisa a fazer é pegar tudo que existe no seu quarto, todas as roupas, livros, bugigangas, tudo aquilo que estava socado nas gavetas e jogado em baixo da cama e fazer 4 pilhas. Um pilha de lixo (que pode ser dividida em reciclável e não-reciclável), uma pilha de “coisas para se livrar/dar pra caridade”, uma pilha de roupas e uma pilha de “coisas que vão ficar no quarto”. A ideia é simples: é muito difícil lidar com coisas espalhadas pelo quarto, mas se eles estiverem em pilhas, é impossível não notá-las e arrumá-las. Gaste um bom tempo fazendo as pilhas, este é um passo chave para a arrumação e a limpeza do quarto.

A primeira pilha a ser atacada é a do lixo. Pegue uma cesta de lixo (ou um saco gigante, como foi no meu caso) e livre-se de todo o lixo. Se tiver que reciclar, recicle. Leve o lixo pra fora, bote fogo, enterre, etc. Sua única preocupação agora é se livrar de todo o lixo no seu quarto. Lembre-se de tirar o lixo das gavetas, de trás do sofá, de baixo da cama. Ao finalizar essa parte, lixo é algo que não deve mais existir no seu quarto.

A segunda pilha a ser atacada é a das coisas que vão sair do seu quarto. No meu caso ele continha livros (que iam para o escritório, pegarem pó lá, não no meu quarto), CDs (que deveriam ser passados para o computador e depois vendidos, doados, etc), brinquedos (dar para meus irmãos menores) e louça suja (lavar e deixar na cozinha permanentemente). Livre-se de tudo! Isso pode tomar certo tempo, mas livrando-se do lixo e das coisas que não devem ficar no seu quarto, você já vai notar uma mudança grande. Vamos agora para a terceira pilha…

Dobre todas as roupas limpas e guarde-as no seu guarda-roupa/armário. Guarde os sapatos também. Você ainda não precisa organizar as roupas, basta colocar tudo no guarda-roupa e fechar a porta. Não deixe nada aparecendo. As roupas sujas vão para o cesto de roupa suja ou para a lavanderia. Assim como as limpas, elas não devem ficar aparecendo. Se você achar roupas antigas, que você não usa faz um tempão, experimente-as e, se não gostar, doe-as para caridade, dê para seu irmão, etc. Terminado com as roupas, é hora de atacar a última pilha…

Uma a uma, coisa por coisa, coloque tudo que deve ficar no seu quarto nos seus devidos lugares. Não organize nada ainda! Simplesmente coloque cada coisa no seu lugar. O que vai para sua mesa, o que vai para sua cômoda, o que vai para seu armário, para o criado mudo, etc. Não organize nada para não perder o ritmo. A ideia é acabar com a pilha e deixar tudo nos seus respectivos lugares. O que pode ser organizado nessa hora são os lugares em si: gaveta para papéis, gaveta para material escolar, estante dos livros, CDs, etc. Ao final dessa etapa você deve ter um quarto sem lixo, sem coisas desnecessárias, sem roupas espalhadas e penduradas pelos cantos e semi-organizado. 50% do processo está feito.

É hora de limpar e organizar seu quarto. Essa etapa consiste em pequenos lugares a serem limpos e organizados e varia de quarto para quarto. Da mesma forma que você atacou as pilhas, ataque agora cada parte do quarto. Um a um, limpe e organize mesas, camas, guardarroupas, armários, prateleiras, criados-mudo, etc. Nessa hora, um pano molhado, um espanador e produtos de limpeza (Veja, lustra móveis, etc.) são todos muito bem vindos. Atenção especial para a cama! Vire o colchão, troque os lençóis, fronha, etc. Uma cama limpa e arrumada não somente muda o visual do quarto, mas também é muito melhor para dormir.

Depois, varra o quarto, passe um aspirador de pó e se possível um pano molhado no chão. Desligue os ventiladores agora, pois eles podem espalhar a sujeira e o pó que você esta juntando. Por fim, jogue algum produto do tipo “Bom Ar” no ar, e comemore, seu quarto está limpo e organizado!

3 comentários:

Jamile Calheiros disse...

Arrumar o nosso próprio quarto é uma terapia, principalmente naqueles dias melancólicos... É viver aquele trecho da música dos Paralamas: " Eu hoje joguei tanta coisa fora, a casa fica bem melhor assim..."

Anônimo disse...

Meu guarda roupa já é limpo e arrumado mais agora est perfect .

Anônimo disse...

saite ruim não tem nada

Postar um comentário